Vereador Alaor de Oliveira

Minha foto
Alaor Michels de Oliveira é radialista e agente publicitário. É casado com Vera Lucia de Oliveira e tem uma filha. Inicia nesta XV Legislatura seu 5º mandato consecutivo. Em 1992 foi o Vereador mais votado da história de Caxias do Sul, com 6.262 votos. Foi líder da Bancada do PMDB por diversos anos. Em 2002 concorreu a uma vaga na Assembléia Legislativa, onde conquistou a suplência do PMDB, com 20.167 votos. Alaor é natural de Montenegro, cidade onde morou até os 11 anos; depois mudou-se para São Leopoldo. Em 1983 veio para Caxias do Sul, onde iniciou seu programa de cunho social na Rádio Caxias, sendo escolhido o Top of Mind da década. Atualmente está na Rádio 1010 AM, onde é líder de audiência do horário. Alaor se elegeu nas eleições de 05 de outubro com 3.450 votos.

segunda-feira, 8 de março de 2010

Alaor discursa sobre artistas locais

Na última sessão da Câmara dos Vereadores, dia 04 de março, o Vereador Alaor de Oliveira falou sobre os artistas locais e enfatizou a dificuldade que eles encontram para divulgarem seu trabalho nas rádios aqui da região. Alaor compreende a dificuldade que estes novos talentos tem para conquistar seu espaço e esta disposto a incentivá-los buscando novos projetos que apóiem a cultura local.

[...]”Diariamente somos procurados por cantores, artistas, músicos, que gravam o seu trabalho, gravam o seu CD e nos procuram na emissora de rádio. Segundo eles, é muito difícil as emissoras da região, muitas vezes, tocarem os artistas locais. Eu sei dessa dificuldade. De que adianta o cidadão ir lá, gastar um bom dinheiro, gravar o seu disco para tentar colocar na praça se a plataforma de lançamento, que é a emissora de rádio, não toca. Evidentemente que eu não tenho poder para mudar a lei. Nós poderemos conversar com os nossos deputados, principalmente os federais, para mudarem a lei do ECAD Escritório Central de Arrecadação e Distribuição - ECAD, para fazer com que as emissoras locais, das cidades, toquem no mínimo 10%, 20% de músicas de artistas locais. Meu caro vereador Rodrigo Beltrão, eu sei que o senhor briga muito por isso também, isso é cultura. Então de que adianta o cidadão ir lá, gravar o seu CD, gravar o seu trabalho. Não importa a qualidade, muitas vezes, porque se eu não gosto de uma música o outro há de gostar. Tem gosto para tudo e para todos. Tenho notado isso e a reclamação é muito grande dos nossos artistas. Tenho procurado, no meu dia-a-dia, no meu programa de rádio e sempre falo com a direção da emissora na qual trabalho, para que reserve um certo espaço de 10%, 20% da programação para artistas locais. Isso aconteceu aqui também em eventos como a Festa Nacional da Uva. Tivemos artistas de fora, mas tivemos também o espaço para os artistas locais. Sempre briguei por isso. Quero conversar uma hora com algum deputado federal ou com algum deputado estadual, enfim, pode-se até fazer uma lei estadual em relação a isso, para que se faça uma mudança para que se obrigue as emissoras a tocarem artistas locais. Temos uma obrigatoriedade de tocar tanto por cento de músicas nacionais, para as emissoras não tocarem somente músicas estrangeiras. Por que não abrir o leque para fazer com que os artistas realmente locais, que se dedicam, que gostam disso possam ter os seus trabalhos executados? Até porque é muito triste ver, muitas vezes, o cidadão com trabalho gravado, até bem-feito, batendo de porta em porta, pedindo encarecidamente e muitas vezes mendigando para um programador de rádio para que toque o seu CD, para que toque o seu trabalho. Portanto, quero em uma hora, com mais tempo, usar a tribuna, expandir esse assunto, porque temos muitos artistas. Temos artistas maravilhosos na região de Caxias do Sul. Como eu gostaria de ligar uma rádio em Caxias do Sul, não só na minha emissora, em outras emissoras também e ouvir os artistas locais sendo executados por essas emissoras. Então é um apelo que faço, um apelo que eu deixo até para a valorização da nossa cultura. Comentava isso com um cidadão que veio de fora. Disse-me ele: “Estou em Caxias há mais de cinco dias, passando pelo dial do rádio, de um lado para o outro, dificilmente eu ouço uma música local. Eu estou ouvindo as mesmas músicas que tocam na minha cidade, que tocam no Rio, que tocam em São Paulo, que tocam em Goiás. Eu gostaria de ouvir as músicas locais.” Então é um apelo que eu faço para que os nossos programadores, comunicadores, responsáveis pela nossa música valorizem os nossos talentos, respeitem os nossos talentos. Estou procurando em muito breve dedicar, já dedico a um bom tempo, um dia inteiro, uma programação inteira somente para os artistas locais, para que essas pessoas possam divulgar o seu trabalho, porque disco gravado, bem gravado ou mal gravado não interessa, tem gosto para tudo, mas disco na prateleira não adianta, não vende.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário